Um dos grandes marcos históricos do Egito Antigo, um templo que esteve presente em várias gerações da humanidade e passou por vários reinados. Embarque nesta leitura sobre o Templo de Luxor antes de fazer a sua Viagem para o Egito.
Onde está localizado o Templo de Luxor?
Este templo provavelmente é a maior razão pela qual Luxor é conhecida como “o maior museu a céu aberto do mundo”. O templo de Luxor está localizado na moderna cidade de Luxor ao sul do Egito, que é construída na antiga capital egípcia de Tebas.
O templo é um dos monumentos antigos mais preservados da história, uma grande estrutura que inclui santuário e esculturas em relevo que ainda estão intactas. Pode ter certeza que a visita a este templo será uma das mais impressionantes que você fará durante sua estadia em Luxor e por certo do Egito também.
A cidade moderna de Luxor começa de um lado e o Rio Nilo Egito passa do outro. Há poucos lugares no Egito, onde um templo é situado desta forma, em contato com a extraordinária extensão da história do Egito.
Quem descobriu o Templo de Luxor?
O templo foi descoberto em 1881 pelo egiptólogo arqueologista Gaston Maspero e a partir daí iniciaram as escavações e estudos acerca do templo.
Quem construiu o Templo de Luxor?
A construção do Templo de Luxor começou na época do faraó Amenófis III, teve continuação no reinado de Ramsés II e só veio a ser concluído já no período islâmico. Amenófis III foi um dos grandes construtores do antigo Egito, construiu o templo durante seu reinado do Novo Império, que durou de 1390 a 1352 aC.
Em sua forma atual, no entanto, o templo parece ser um dos muitos projetos que Ramsés II encomendou durante seu longo reinado. Ramsés também reaproveitou muitos monumentos existentes para aumentar sua reputação. As estátuas e esculturas que decoram o templo hoje apresentam principalmente a figura de Ramsés II.
Qual o material utilizado na construção do Templo de Luxor?
O material base do templo foi arenito originário de Gebel el-Silsila, que fica a sudoeste do Egito. Este material também foi utilizado tanto para outras construções como restaurações de outros templos do Alto Egito.
Características sobre o Templo de Luxor
Assim como o templo de Karnak, o templo de Luxor também tinha uma ala dedicada aos deus Amon Rá, Mut (esposa de Amon) e Khonsu, esta ala foi feita pela faraó Hatshepsut. O templo de Luxor a princípio não foi feito para cultuar nenhum deus ou como um complexo mortuário, mas ele pode ter sido utilizado na época antiga para coroação dos reis além das celebrações e festividades.
Os dois templos juntos (Karnak e Luxor), somam um dos mais famosos complexos de templos da cidade, e ambos estão localizados no lado leste do nilo. Nos tempos antigos a rua das esfinges que tinha uma extensão de 3km conectava os dois locais, lá ocorriam celebrações religiosas que resultava numa procissão com a estátua do deus Amon Rá que saia desde o templo de Karnak até o templo de Luxor. Esta rua ainda hoje continua em processo de escavação, mas a parte que é próxima do Templo de Luxor já está restaurada.
Festival de Opet
No trajeto entre os dois templos, na rua das esfinges, foram construídos 6 santuários para o Festival de Opet e cada um deles era utilizado como estação para receber as estátuas dos três deuses do templo de Karnak: Amon Rá (o oculto) deus da mitologia egípcia, que significava o deus sol, casado com Mut (deusa falcão) e mãe adotiva de Khonsu (viajante), um deus que também era conhecido pelo poder da cura, posteriormente as estátuas dos deuses passaram a ser transportadas por embarcações. O festival tinha como temática o renascimento e também a re-coroação do faraó.
Curiosidade sobre o Templo de Luxor
Ele é único monumento do mundo que contém documentos das épocas faraônica, greco-romana, copta e islâmica. O templo passou por diversas épocas históricas e gerações, e por isso foi utilizado para fins políticos ou religiosos.
Qual o melhor horário para visitar o Templo de Luxor?
A localização do templo no coração de Luxor torna esta atração num local muito fácil de visitar a qualquer hora do dia. Mesmo quando não está aberto aos visitantes, o templo é visível durante um passeio pela Corniche do Nilo ou pelo centro de Luxor. Recomendamos visitar o templo no do pôr do sol, pois o complexo é lindamente iluminado, destacando as esculturas em relevo à medida que a luz diminui, sem dúvidas um incrível cartão postal da cidade.
Como visitar o Templo de Luxor?
Se você está no Cairo pode ir à Luxor através de trem ou avião, vindo de Aswan pode também vir de trem e Cruzeiros Rio Nilo. Quando chegar à Luxor pode se deslocar ao Templo com micro-ônibus ou vans. Em Luxor há diversos hotéis, pousadas, resorts à beira do incrível rio nilo e até mesmo o Cruzeiro como opções de hospedagem. Quem opta pelo Cruzeiro ainda tem a chance de navegar pelas águas resplandecentes do Nilo e conhecer também a cidade de Aswan e outros lugares e monumentos fantásticos.